Se não estiver observando melhora no seu estado de saúde, ou em caso de dúvida, ligue para o seu médico;
Não se automedique, nem dê ouvido a palpites ou dicas sobre usar um medicamento. O remédio que serve para uma pessoa, pode não ser o indicado para a outra. Existem situações em que ocorre, a princípio, uma agravação do estado geral para depois haver uma melhora. Se você não consultou o médico, não saberá se esta piora se deve ao medicamento ou ao estado natural da doença. Além disto, mesmo que não ocorra agravação com o medicamento não prescrito pelo médico, é possível que você não melhore e surjam complicações. Exemplo. Você inicia com um resfriado, e não tratando corretamente, este pode se transformar em uma pneumonia. Assim, evite a automedicação.
O médico homeopata pode lhe dar uma orientação pelo telefone quando necessário, porém, algumas vezes é difícil e arriscado determinar se o seu quadro precisa de um ou outro medicamento sem que o médico lhe examine e identifique o que está alterado. Assim, se não conseguir ir pessoalmente ao médico, procure um serviço de emergência, verifique o que está ocorrendo e após entre em contato. É importante que se saiba de qualquer intercorrência. Exemplo. As vezes por estar chiando e ter uma história de asma, o paciente liga para o médico e refere estes sintomas. O médico pode até mesmo lhe prescrever um medicamento correto para o caso de asma. No entanto se o paciente estiver desenvolvendo uma pneumonia, ele poderá agravar e até mesmo ir a óbito se não tratado convenientemente.
Se o seu médico lhe autorizou a repetir o medicamento, pode fazê-lo. No entanto se não o fez, você estará assumindo os riscos na continuidade de um tratamento sem acompanhamento adequado.
Voltar